Artur Fernandes: “A Europa abusou da sobranceria em relação aos sauditas; não estão para brincadeiras e dinheiro não lhes falta”
Artur Fernandes é presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF) e diretor internacional da Stellar, uma das maiores agências de futebolistas da Europa, que representa jogadores como Jack Grealish, do Manchester City, e Camavinga, do Real Madrid. Sobre a entrada em cena da Arábia Saudita no mercado futebolístico, que disparou com a contratação de Cristiano Ronaldo pelo Al Nassr, o empresário diz que a Europa “abusou da sobranceria”: “Dinheiro é o que eles têm. Aquilo sai-lhes do chão, por isso é muito fácil contratarem quadros competentes, como já estão a fazer”. Ouça o comentário do agente futebolístico neste Ontem Já Era Tarde
Artur Fernandes é presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF) e diretor internacional da Stellar, uma das maiores agências de futebolistas da Europa, que representa jogadores como Jack Grealish (Manchester City), Camavinga (Real Madrid) e foi também a agência de Gareth Bale, ex-internacional galês. Sobre a entrada em cena da Arábia Saudita no mercado futebolístico, que disparou com a contratação de Cristiano Ronaldo pelo Al Nassr, o empresário diz que “a Europa abusou da sobranceria em relação aos sauditas e estes não estão para brincadeiras”: “Dinheiro é o que eles têm. Aquilo sai-lhes do chão, por isso é muito fácil. E se contratarem quadros competentes, como já estão a fazer, vai tornar-se ainda mais forte.” A capacidade do mercado saudita está a mudar a própria mentalidade de algumas das estrelas do futebol, como sublinha Artur Fernandes: “Se há dois anos fosse ter com um jogador médio da Stellar e lhe apresentasse uma proposta de um clube saudita, ele dizia-me, ‘olha, vamos rescindir contrato porque tu não tens projeto de vida”. Hoje, quando me sento à mesa com o melhor jogador da Stellar, ele pergunta logo se não tenho nada da Arábia Saudita para ele.”
O futebol é o ponto de partida nestas conversas sem fronteiras ou destino agendado. Todas as semanas, sempre à quinta-feira, Luís Aguilar entra em campo com um convidado diferente. O jogo começa agora porque Ontem Já Era Tarde.
Mário Figueiredo e Miguel Nobre Menezes com Francisco Pinto Balsemão no estúdio de podcasts do Expresso a 19 de janeiro de 2024