O Mundo a Seus Pés

Um ano depois do 7 de Outubro, a guerra expande-se e a paz não se impõe por decreto

A guerra que arrancou em Gaza há um ano, e que é apenas uma iteração de um conflito muito mais antigo, não está prestes a terminar. Do sul de Israel, expandiu-se para uma frente norte no Líbano, invadido pelo exército israelita, e envolve atores como o Irão ou os hutis do Iémen. Conversa sobre as motivações de cada beligerante e os instrumentos da comunidade internacional para lutar pela paz

Um ano depois do 7 de Outubro, a guerra expande-se e a paz não se impõe por decreto

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Um ano depois do 7 de Outubro, a guerra expande-se e a paz não se impõe por decreto

Ana França

Jornalista da secção Internacional

A 7 de outubro de 2023, Israel conheceu um horror que não se via desde a II Guerra Mundial: mais de mil pessoas foram chacinadas em ataques do Hamas, movimento radical palestiniano que domina a Faixa de Gaza. Telavive lançou de imediato bombardeamentos que já destruíram quase todo este território do futuro Estado da Palestina, matando dezenas de milhares e forçando quase toda a população a deslocar-se.

Passado um ano, a paz parece longe. Israel invadiu o Líbano e foi alvo de um ataque com mísseis vindo do Irão, pelo qual promete retaliação. Para analisar um conflito que ameaça engolir toda a região, são convidadas deste episódio a investigadora Joana Ricarte, especialista em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra, e a jornalista Ana França, do Expresso. A condução da conversa cabe ao editor da secção internacional do jornal, Pedro Cordeiro, e a edição técnica a João Luís Amorim.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da secção internacional do Expresso. A apresentação dos episódios é rotativa entre os jornalistas Ana França, Hélder Gomes, Mara Tribuna e Pedro Cordeiro. Subscreva e ouça mais episódios no site do Expresso ou na sua plataforma preferida de podcasts.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate