O Mundo a Seus Pés

Primeiro-ministro da Eslováquia baleado: a violência política numa “democracia iliberal” e a polarização da Europa

Robert Fico foi alvo de uma tentativa de assassínio e ainda corre perigo de vida. O ataque contra o primeiro-ministro eslovaco, um populista com três décadas de carreira, teve aparentemente motivações políticas. No episódio extra do podcast O Mundo a Seus Pés tentamos enquadrar o que aconteceu neste pequeno país da Europa Central

Podcast

Primeiro-ministro da Eslováquia baleado: a violência política numa “democracia iliberal” e a polarização da Europa

Mara Tribuna

Jornalista

Primeiro-ministro da Eslováquia baleado: a violência política numa “democracia iliberal” e a polarização da Europa

João Martins

Coordenador de Podcasts

O primeiro-ministro da Eslováquia está internado no hospital em estado grave, depois de ter sido baleado várias vezes nesta quarta-feira, quando saía de uma reunião do Governo na cidade de Handlova, no centro do país. O atirador, um homem de 71 anos, foi detido no local pela polícia.

Robert Fico voltou a ser eleito primeiro-ministro nas últimas legislativas em setembro do ano passado, depois de ter ocupado o cargo por duas vezes, entre 2006 e 2010, e mais tarde, entre 2012 e 2018. Ao longo de três décadas de carreira, o político tem balançado entre uma corrente dominante pró-europeia e posições nacionalistas.

Originalmente de centro-esquerda, o seu partido tem criticado cada vez mais o apoio do Ocidente à Ucrânia e defendido uma aproximação à Rússia, afastando-se assim da União Europeia. Fitzo também não esconde a sua admiração pelo primeiro-ministra populista húngaro, Viktor Orbán.

O convidado deste episódio, Daniel Pinéu, especialista em Relações Internacionais, professor e investigador na Universidade de Amesterdão, enquadra que os índices gerais de paz “têm vindo a declinar em toda a Europa”, ao mesmo tempo a que se assiste a uma polarização crescente. “Apesar de não ter uma correlação direta com ataques deste tipo, cria um ambiente mais permissivo à ideia da utilização da violência política”.

A poucos dias das eleições europeias, o incidente pode impactar a campanha sobretudo na Eslováquia mas também nos países vizinhos. E pode até haver “algum aproveitamento político”, antecipa o académico: “Parece -me que o partido de Fico vai conseguir retirar daqui ganhos eleitorais, quanto mais não seja o nível discursivo”.

Este episódio foi conduzido pela jornalista Mara Tribuna e contou com a sonoplastia de João Martins.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria Internacional do Expresso. Subscreva e ouça mais episódios.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mtribuna@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate