O Mundo a Seus Pés

Quando se saía do país para fugir à repressão e à guerra colonial

Num episódio que sai mais cedo para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, conversamos com a pedagoga Maria Emília Brederode dos Santos, que recebeu a notícia do 25 de Abril em Genebra. Vivia ali com o marido, o político José Medeiros Ferreira, que estava exilado

Quando se saía do país para fugir à repressão e à guerra colonial

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Quando se saía do país para fugir à repressão e à guerra colonial

Salomé Rita

Sonoplasta

Se hoje se emigra para obter qualificações ou ganhar um salário melhor, há meio século havia muitos portugueses exilados por motivos políticos. Entre a guerra colonial e a repressão do Estado Novo, jovens e não tão jovens espalhavam-se por outros países.

Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

A nossa convidada, a pedagoga Maria Emília Brederode dos Santos estava então na Suíça, onde se instalara o seu marido, José Medeiros Ferreria (1941-2014), dirigente estudantil na revolta de 1962 e depois, já em democracia, deputado e ministro dos Negócios Estrangeiros. Recorda as sensações de partir e regressar e como mantinha ligação a Portugal.

Participa também neste episódio a jornalista Manuela Goucha Soares, que tem escrito sobre memória histórica da Revolução. A conversa é conduzida pelo editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, e a edição técnica cabe a Salomé Rita.

O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria Internacional do Expresso. Subscreva e ouça mais episódios.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate