Já está a marinar a nova ‘geringonça’ espanhola de Pedro Sánchez
Primeiro-ministro socialista é o candidato mais bem colocado para conseguir investidura e chefiar o próximo Governo espanhol. Eleição de uma camarada sua para presidir ao Congresso dos Deputados sugere que será possível reeditar e até alargar uma frente de partidos que trave o caminho à direita
Constituídas as Cortes Gerais espanholas resultantes das legislativas de 23 de julho passado, o rei Filipe VI inicia em breve as consultas aos partidos, para em seguida designar um candidato a primeiro-ministro. Tudo indica que é o socialista Pedro Sánchez quem tem melhores condições para ser reinvestido no cargo, apesar de ter ficado atrás do conservador Alberto Núñez Feijóo nessas eleições.
Para avaliar as hipóteses de um e de outro, antever o custo político que Sánchez terá de pagar pela provável recondução e explicar o processo e o calendário de formação do novo Executivo, é convidada deste episódio a investigadora Ana Isabel Xavier, do ISCTE. A conversa é conduzida pelo editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro, cabendo a edição técnica a Salomé Rita.
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.