Da efervescente Kiev às ruas vazias de Kherson: a voz das jornalistas do Expresso enviadas à Ucrânia
É o retrato de duas Ucrânias diferentes que as enviadas do Expresso ao país invadido pela Rússia contam neste episódio. Ao fim de um ano, em Kiev tenta-se viver a normalidade possível, ao passo que no leste as armas soam perto e predomina uma sensação de abandono
A guerra da Ucrânia está a dias de fazer um ano (24 de fevereiro). Não se vislumbrando o seu fim num horizonte próximo, os cidadãos afetados pelo conflito fazem por continuar com as suas vidas, em condições por vezes muito precárias. Capitular não é hipótese que ponham na mesa.
Este episódio é preenchido pelo relato das enviadas do Expresso, Ana Baião (fotojornalista) e Ana França (jornalista) — que, por estar em viagem, é substituída na condução da conversa pelo editor da secção internacional, Pedro Cordeiro. Na emissão participa ainda, apesar de limitada por dificuldades técnicas, a ativista ucraniana Ksenia Tomchyk, que tem ajudado a resgatar civis no cenário dos combates. A sonoplastia é de Salomé Rita e João Luís Amorim.
Crianças agitam bandeiras da Ucrânia na praça principal de Kherson após desocupação
O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da editoria internacional do Expresso. A condução do programa é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.