O Mundo a Seus Pés

Holodomor: recordar a Grande Fome que ainda se discute passados 90 anos

Três a cinco milhões de ucranianos morreram, no inverno de 1932-33, devido a decisões de Estaline que os deixaram sem alimento. Se a qualificação desta tragédia como genocídio divide opiniões, a sua enormidade é inegável, como o é a necessidade de manter viva a memória das vítimas

Esta semana propomos-lhe uma viagem na História. Vamos recuar 90 anos para falar do Holodomor, ou Grande Fome. Três a cinco milhões de ucranianos morreram em resultado direto ou indireto das decisões do ditador Iusef Estaline, que ordenou o confisco de toda a produção agrícola na então República Socialista Soviética da Ucrânia.

Participam neste episódio a historiadora Aline de Beuvink e a jornalista do Expresso Ana França. A edição técnica é de João Martins e a condução da conversa cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro.

O crime que o Holodomor constituiu tem sido recordado nos últimos meses, no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia e da guerra que dura há dez meses. Que paralelos há e, sobretudo, como evitar o esquecimento do que se passou são assuntos em foco neste episódio.

Oiça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas