Como construir a imagem de um Presidente em guerra
Volodymyr Zelensky levou para a política — e, desde 24 de fevereiro ou mesmo antes, para a guerra — os seus dotes de ator e comunicador. Neste episódio exploramos a importância da imagem e da propaganda no conflito armado
A guerra da Ucrânia dura há mais de três meses e trava-se não só no terreno como no campo da informação, da propaganda, das perceções. Cada aparição de Volodymyr Zelensky, seja nas ruas de Kiev, noutras cidades, em Parlamentos estrangeiros, replica-se em milhões de ecrãs de televisão, computadores, tablets ou telemóveis.
Com maior parcimónia, também a Rússia tenta levar a água ao seu moinho e consolidar a narrativa de Vladimir Putin sobre a “operação militar especial” que lançou no país vizinho. E os órgãos de comunicação russo que sobram ajudam nesse esforço.
Para tentar perceber a importância da imagem que se transmite durante um conflito como o da Ucrânia, falamos com a investigadora Rita Figueiras, docente da Universidade Católica. Este episódio tem edição técnica de João Luís Amorim e a condução da conversa cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro.