No dia 24 de abril os franceses fazem uma escolha crucial para o seu futuro e, possivelmente, o da Europa. Emmanuel Macron e Marine Le Pen disputam a segunda volta das eleições presidenciais. O par de candidatos é o mesmo de há cinco anos, mas as circunstâncias mudaram muito. Apesar da vantagem que os estudos de opinião dão ao Presidente em exercício, a sua adversária de extrema-direita nunca esteve tão perto da vitória.
Tentamos perceber que fatores vão determinar a opção do eleitorado, sobretudo daquele que no dia 10 preferiu candidatos que vieram a ser eliminados. Com legislativas em junho e um sistema partidário em revolução, em que condições irá o próximo chefe de Estado exercer o seu mandato? E que lições tem França a dar a outros países, nomeadamente Portugal?
Para explorar estes caminhos de reflexão, é convidado deste episódio o jornalista Ricardo Costa, diretor de informação da SIC e diretor-geral de informação do grupo Impresa, que esteve em Paris a cobrir a campanha da primeira volta. A edição técnica é de João Martins e a conversa é conduzida pelo editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro.
Podcast da secção de internacional do Expresso assinado por Pedro Cordeiro. Episódios quinzenais sobre assuntos que dominam a atualidade mundial, com jornalistas, correspondentes e outros convidados. Ouça aqui outros episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt