O pasado dia 1 de julho marcou dois aniversários importantes na China: 100 anos do Partido Comunista, que domina o país há 72 anos; e 24 da devolução de Hong Kong, antiga colónia do Reino Unido que tem sido palco de luta até agora inglória pela liberdade e a democracia. Ali e em Macau, como mais longe em Xinjiang, Pequim esforça-se por uniformizar regras e apagar diferenças, inclusive culturais.
Para decifrar os desígnios da nação com a maior população do mundo, são convidados do podcast Anabela Santiago, doutoranda em Políticas Públicas e mestre em Estudos Chineses pela Universidade de Aveiro; e António Caeiro, jornalista colaborador do Expresso que foi correspondente da agência Lusa em Pequim e escreveu vários livros sobre o Império do Meio. A edição multimédia é de João Luís Amorim e a condução da conversa cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro.
O Presidente Xi Jinping é o mais poderoso que a China tem desde há décadas. Promete reunificar Taiwan com a pátria, o que gera receios de confronto militar. Além-fronteiras, empenha-se na iniciativa Faixa e Rota, de afirmação económica, cultural e geopolítica da China em todo o planeta. Que oportunidades e que riscos surgem deste movimento imparável?
O Mundo a Seus Pés é o podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias falamos de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.
Não estamos necessariamente colados às notícias da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro. O Mundo a Seus Pés alterna, às segundas-feiras, com o podcast África Agora. Pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify e outras plataforma de streaming.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt