A contestação estudantil ao Governo do general Prayut Chan-o-cha alastrou a toda a sociedade tailandesa. De norte a sul ouvem-se protestos em prol de reforma política, regresso à democracia e — assunto quase tabu — reforma da monarquia. Com sucessivos golpes militares a derrubar, nas últimas décadas, executivos eleitos pelo povo, a mobilização faz-se nas redes sociais, contornando as restrições sanitárias.
Os 66 milhões de habitantes que se habituaram a venerar o rei Bhumibol Adulyadej durante 70 anos de reinado não veem com os mesmos olhos o filho Maha Vajiralongkorn, que lhe sucedeu há cinco anos e passa a maior parte do tempo na Alemanha. Mas o crime de lesa-majestade está previsto e dá cadeia.
Disto tudo falam a tradutora tailandesa Bencharassamee Rujraweehiran e o académico português Nuno Canas Mendes, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A edição multimédia é de Rúben Tiago Pereira e a condução da conversa, em cuja preparação colaborou a jornalista Manuela Goucha Soares, cabe ao editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro.
Este programa foi gravado respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Direção-Geral de Saúde.
O Mundo a Seus Pés é o podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias falamos de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.
Não estamos necessariamente colados às notícias da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro. O Mundo a Seus Pés alterna, às segundas-feiras, com o podcast África Agora. Pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de streaming.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt