O Mundo a Seus Pés

O Mundo a Seus Pés #23: uma ‘rentrée’ como nunca vimos

7 setembro 2020 16:35

Pedro Cordeiro

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Cristina Peres

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

As manobras do Kremlin contra a oposição, a sempiterna saída do Reino Unido da UE, a escolha do próximo Presidente dos EUA e as tensões no Mediterrâneo Oriental são dossiês quentes no regresso de férias. Sem esquecer, é claro, a pandemia que impregna o mundo e dizima pressupostos. Conversa descontraída entre dois jornalistas da secção Internacional do Expresso sobre o que aí vem

7 setembro 2020 16:35

Pedro Cordeiro

Pedro Cordeiro

Editor da Secção Internacional

Cristina Peres

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

Terminadas as férias, O Mundo a Seus Pés regressa à companhia dos ouvintes. O ano 2020 está a ser diferente em todo o planeta, mas setembro não deixa de ser mês de regressos. As férias dão lugar às aulas ou ao trabalho, à distância para uns, presencial para outros. Neste episódio, gravado no estúdio de sempre, e que a covid-19 às vezes fez trocar por emissões à distância, os jornalistas Cristina Peres e Pedro Cordeiro olham para o mundo e para dossiês que prometem aquecer nos próximos meses.

No dia em que esta edição vai para o ar, o dirigente opositor russo Alexei Navalny acordou do coma induzido em que se encontrava desde que foi envenenado com novichok, um poderoso agente químico já antes usado contra inimigos do regime de Vladimir Putin. Pouco antes a chanceler Angela Merkel fizera duras advertências a Moscovo. Que esperar das tensões agravadas entre a Rússia e o Ocidente?

Outra incógnita deste fim de verão é saber quem tomará posse, a 20 de janeiro de 2021, como Presidente dos Estados Unidos. Será o atual inquilino da Casa Branca, Donald Trump, ou o adversário Joe Biden? Num ato eleitoral como a América nunca viu, e a que o próprio chefe de Estado parece roubar credibilidade, tudo parece estar em aberto e não é certo que a noite de 3 de novembro dê respostas imediatas.

Até ao fim do ano deve resolver-se outro caso que se arrasta há mais de quatro anos. O Reino Unido saiu da União Europeia em janeiro passado, mas as regras comunitárias mantêm-se em vigor até ao final deste ano. E depois disso? Ninguém sabe. As duas partes procuram chegar a acordo quanto às futuras relações e Boris Johnson aponta 15 de outubro como prazo para esse desígnio. E se não houver fumo branco?

Fumo, mas também fogo, parece emergir do Mediterrâneo Oriental, onde as tensões entre a Grécia e a Turquia, com Chipre de permeio, fazem lembrar conflitos armados nascidos naquela região, da I Guerra Mundial à Guerra da Jugoslávia. Não há por enquanto troca de tiros, mas aviões e navios têm-se roçado em manobras que nada auguram de bom.

Além de abordar estes assuntos, este episódio de O Mundo a Seus Pés — com a competente edição técnica de Rúben Tiago Pereira — serviu para fazer um anúncio: a secção Internacional do Expresso vai ter outro podcast, em semanas intercaladas com este. Oiça e ficará a saber tudo sobre o novo projeto África Agora.

O Mundo a Seus Pés é o podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias falamos de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que nos ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.

Não estamos necessariamente colados às notícias da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro. O Mundo a Seus Pés alterna desde setembro de 2020, às segundas-feiras, com o podcast África Agora.