A hoje ubíqua covid-19 era, há escassos meses, uma pneumonia estranha que afetava uma província da China de que poucos em Portugal tinham ouvido falar. Nomes como Wuhan e Hubei, conceitos como pandemia e coronavírus, fazem agora parte do vocabulário do nosso quotidiano, quotidiano esse que mal reconhecemos. E que não sabemos quando iremos recuperar.
Acusada de ocultar dados que teriam permitido ao mundo preparar-se melhor para combater a ameaça, a China contra-ataca com a já conhecida capacidade de produção e de fazer chegar a todas as latitudes os artigos que fabrica a ritmo inigualável e de que todos precisam. Orgulha-se do esforço para prevenir a propagação da doença, exibindo músculo e tecnologia.
Para explicar o que está em jogo convidámos Raquel Vaz Pinto, professora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Universidade Nova) e António Caeiro, jornalista que colabora com o Expresso e foi durante anos correspondente da agência Lusa em Pequim. O episódio conta ainda com a participação de Cristina Peres, jornalista da secção internacional, a edição técnica de Rúben Tiago Pereira e a moderação do editor Pedro Cordeiro.
O Mundo a Seus Pés é o podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias falamos de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que nos ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.
Não estamos necessariamente colados às notícias da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt