A covid-19 já matou cerca de 116 mil pessoas no mundo, das quais mais de 1200 no Brasil, onde chegou mais tarde do que à Europa. O mundo fecha-se em casa, mas Jair Bolsonaro insiste em comparar a covid-19 a uma “gripezinha” ou “resfriado”. Contraria o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que já quis demitir, e só os tribunais impedem as tentativas presidenciais de travar as medidas de proteção decretadas pelos estados e municípios brasileiros. Na sua própria casa civil e militar há quem se erga contra os gestos mais radicais de Bolsonaro.
Ao drama na saúde pública e à recessão que já se afirma soma-se, no Brasil, uma crise política. Para analisá-la e explorar saídas convidámos Octávio Amorim Neto, catedrático de Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas, e Christiana Martins, jornalista do Expresso e brasileira radicada há anos em Portugal.
A moderação é do editor da secção Internacional, Pedro Cordeiro, num episódio que contou com colaboração de Manuela Goucha Soares e edição técnica de Rúben Tiago Pereira. O podcast foi gravado à distância, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Direção-Geral da Saúde.
O Mundo a Seus Pés é o podcast da secção internacional do Expresso. De 15 em 15 dias falamos de assuntos que dominam a atualidade mundial. Para decifrar um mundo cada vez mais complexo, contaremos com os nossos jornalistas, mas também com correspondentes e outros convidados, que nos ajudarão a explicar o que se passa nas várias paragens do planeta.
Não estamos necessariamente colados às notícias da quinzena, mas a grandes questões de interesse global, procurando voltar a nossa análise para o futuro.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt