O Futuro do Futuro

António Teixeira e a escola do futuro: "A sala de aula como a conhecemos desaparecerá"

António Teixeira, professor associado do Departamento de Educação e Ensino à Distância da Universidade Aberta, é o quarto convidado d'O Futuro do Futuro, o novo podcast do Expresso sobre o admirável mundo novo que a tecnologia nos reserva. Falámos da escola do amanhã, de como professores e alunos não estavam preparados para o ensino à distância durante a pandemia e... dos Pink Floyd

Começamos este programa ao som de “Another Brick in the Wall” dos Pink Floyd. A canção ficou famosa pela sua frase “we don’t need no education” (não precisamos de educação) e é uma metáfora do rígido sistema de ensino da época, que eliminaria a identidade dos estudantes, no fundo transformados, como o título indica, “em mais um tijolo na parede”. Como se as escolas fossem, afinal, fábricas de produzir alunos e não seres pensantes. Estávamos em 1979, já lá vão 42 anos. Muito mudou desde então.

Em 2020, com a pandemia de covid-19, o mundo confrontou-se com uma inesperada realidade: o ensino à distância. Foi "uma situação nova para a qual não estávamos preparados", admite António Teixeira, professor associado do Departamento de Educação e Ensino à Distância da Universidade Aberta. "Um professor que não aprende online, não está preparado para ensinar online (...) E o facto de as novas gerações manipularem de forma muito destra a tecnologia não os transforma necessariamente em bons estudantes online. Eles têm de ter espaço para aprenderem no modo online", afirma.

Falámos disto e de muito mais no episódio desta semana d' O Futuro do Futuro.

Se gostou desta conversa, pode subscrever e seguir O Futuro do Futuro em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify, ou qualquer plataforma de podcasts que utilize no seu telemóvel ou computador. E também pode ouvi-lo sempre no site do Expresso.

Dê-nos cinco estrelas, deixe os seus comentários e passe palavra para que possamos chegar a mais pessoas.

Voltamos daqui a 15 dias. Até lá, já sabe: o futuro a nós pertence.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: nmarques@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate