O Divórcio do Sono

“As palavras baralham-se todas na minha cabeça. Escolho não falar”: os testemunhos de quem vive há anos com insónias

Quem sofre de insónias sabe que olhar para o relógio provoca apertos no coração, que a entrada no quarto causa angústia e que o mal-estar psicológico e físico persiste ao longo do dia. “As palavras baralham-se todas na minha cabeça. Escolho não falar”, neste episódio d‘O Divórcio do Sono’ ouvimos os testemunhos de quem acha que já não sabe dormir e falamos da importância da ‘limpeza cerebral’ para um desenvolvimento cognitivo saudável. Ouça aqui o podcast narrativo especial da SIC Notícias que assinala o mês da consciencialização do sono

Será desta que é boa noite? Calma. Sem pressões, porque o sono pressionado não vem.

Quem sofre de insónias precoces, aquelas de início de noite, sabe que olhar para o relógio provoca apertos no coração. Que contar as horas que faltam até amanhecer acrescenta minutos à vigília. Que a entrada no quarto provoca angústia; aquele mal-estar tanto físico como psicológico que sofre quem acredita que já não sabe dormir. “O maior medo é a demência”, contam os insones ouvidos para este podcast.

No segundo episódio do podcast 'O Divórcio do Sono', abordamos a relação entre as noites mal dormidas e o défice cognitivo. Ouça aqui os testemunhos.

‘O Divórcio do Sono’ é um podcast narrativo da SIC Notícias com texto de Amélia Moura Ramos, sonoplastia de Salomé Rita e capa de Carla Gonçalves. A coordenação é de Joana Beleza e João Martins e a direção de Bernardo Ferrão. O tema deu também origem a uma Grande Reportagem com o mesmo nome que pode ver no site da SIC Notícias e na OPTO.

Todas as segundas-feiras até ao final de março, mês da consciencialização sobre o sono, será publicado um novo episódio. Se não lhe parecer interessante, talvez seja útil. Com sorte, deixa-se dormir. Pode ouvir aqui a série completa ou na sua plataforma de podcasts preferida.

Bons sonos!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ameliaramos@sic.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate