Pedro Moura, CEO da Merck Portugal: “Estou CEO, não sou CEO. Tenho planos diários para aquilo que quero ser, mas não para onde quero estar”
O cargo não define o líder, nem o líder se deve deixar limitar por ele. Pedro Moura, líder da Merck Portugal, é o convidado desta semana do podcast “O CEO é o limite”. Garante que nunca ambicionou alcançar cargos de topo na carreira. O que sempre quis foi ser capaz de criar impacto positivo no que faz e nas pessoas que o acompanham
É o primeiro português a assumir a liderança da farmacêutica Merck em Portugal. Chegou à empresa em 2013, pela porta da área de negócio de Oncologia, que liderou nos cinco principais mercados da Europa. Na cadeira do líder, como diretor-geral, sentou-se em 2017, já com um extenso currículo como líder de empresas farmacêuticas.
Licenciado em Farmácia, com uma paixão pela gestão de pessoas, Pedro Moura diz que podia ter sido juiz e ainda arriscou uma carreira como jornalista desportivo, nos seus tempos de estudante. Mas foi na indústria farmacêutica que cresceu como gestor e líder de equipas.
Pedro Moura, CEO da Merck Portugal, durante as gravações do podcast "O CEO é o limite"
No início do seu percurso profissional, chegou a ambicionar comprar uma farmácia. O plano falhou e fê-lo desviar a rota para a indústria farmacêutica, onde começou como delegado de informação médica. Aos 30 poucos anos assumia o seu primeiro cargo de direção, como diretor-geral da Ciclum Pharma, a que se seguiram a Generis e a WYNN Industrial Pharma.
Insiste que “está” diretor-geral da Merck Portugal, mas recusa que a função o defina como pessoa. E sublinha a diferença entre os verbos “ser” e “estar”, vincando que “todos somos chamados diariamente a ser líderes pelo exemplo numa organização”.
Numa conversa sobre os desafios da gestão, a importância criar impacto em quem nos rodeia, de cuidar do outro e de perceber que “nada pode ser dado como garantido”, o diretor-geral da Merck defende que a vulnerabilidade faz parte da condição humana. As empresas, diz, devem ser um local onde as pessoas não têm receio de expor dúvidas, fragilidade, não temem errar, discordar ou assumir não estar preparados para determinado desafio.
O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios: