Marques Mendes: "A fuga de Vale de Judeus foi um acontecimento grave que não deve ser desvalorizado, mas também não deve ser dramatizado"
No seu espaço habitual de comentário, no Jornal da Noite, o comentador traz várias estatísticas do estado da segurança em Portugal que o levam a dizer que a fuga de Vale de Judeus não deve ser “dramatizada”. Oiça aqui a opinião em podcast
Luís Marques Mendes diz que a ministra da Justiça reagiu tarde, mas bem: “Substituiu o diretor-geral dos Serviços Prisionais, ordenou a realização de uma auditoria para avaliar o estado da segurança das cadeias e mandou fazer uma outra auditoria de gestão. Fez tudo isto de modo determinado e bem”. Destacou três coisas que permanecem difíceis de compreender, como a duração do intervalo entre a fuga dos presos e a mobilização das autoridades, mas diz que o acontecimento não deve ser dramatizado: “Afinal, o que se passa com Portugal no domínio da segurança em geral e das prisões em particular está perfeitamente enquadrado nos padrões europeus”. Oiça o podcast.
Todos os domingos a análise de Luís Marques Mendes no Jornal da Noite. Um espaço em que o comentador olha de forma atenta e crítica para os assuntos que marcam a semana em Portugal e no estrangeiro. Ouça aqui outros episódios: