1993, o ano em que os jornalistas boicotaram os trabalhos no Parlamento, vale hoje uma pergunta: “o jornalismo vai sobreviver?”
Os anos 90 do século XX foram muito ricos em acontecimentos, numa altura em que o país se transformava a grande velocidade e em que tudo parecia possível. No podcast Liberdade Para Pensar, com Paulo Baldaia, Ana Sá Lopes e Daniel Oliveira, conversa-se sobre 30 anos de jornalismo em Portugal
Os anos 90 do século XX foram muito ricos em acontecimentos, numa altura em que o país se transformava a grande velocidade e em que tudo parecia possível. A década foi também muito especial para a comunicação social com a afirmação das rádios locais, o aparecimento de canais de televisão privados e a privatização de órgãos de comunicação social que se mantinham na esfera do Estado, com excepção da RTP.
1993 foi o ano em que os jornalistas boicotaram os trabalhos na Assembleia da República em protesto pela existência de um novo regulamento que os impedia de circularem livremente na Casa da Democracia, dificultando o acesso às fontes. Por causa desse boicote, Mário Soares anunciou que, solidariamente, não iria às comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República e a cerimónia não se realizou. Partimos desse protesto para uma conversa sobre 30 anos de jornalismo. Os convidados são Ana Sá Lopes e Daniel Oliveira.