Guerra Fria

A estratégia do Hamas e a resposta de Israel: um fechar de olhos às populações civis?

O Hamas foi acusado de utilizar a população civil como escudo por Israel que, mesmo assim, prosseguiu com os ataques ao movimento militar terrorista. Com esta estratégia, já se perderam vidas inocentes. Seria de esperar de Israel uma resposta diferente? A análise de Nuno Rogeiro e José Milhazes

Neste programa, Nuno Rogeiro recorda as obrigações contempladas pelo Direito de Guerra, nomeadamente, o dever do combatente de fazer “os possíveis e os impossíveis para proteger as populações civis”, mas também não esquece a inação do Hamas e a falta de cuidado do movimento militar para com os palestinianos na sua estratégia. Ambas as partes parecem estar de costas voltadas para aquilo que são as questões humanitárias. Em análise estão ainda os avanços diplomáticos em Gaza que mostram o bloqueio de certas peças do xadrez geopolítico. Para ouvir em podcast as considerações dos comentadores do Guerra Fria, programa emitido a 24 de outubro.

D.R.

José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional. Todas as terças no Jornal da Noite da SIC e em podcast. Oiça aqui mais episódios.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate