Geração 90

Ivandro: “A música pode fazer a diferença. Não pego no telefone e escrevo nas redes sociais, tudo o que penso está nas minhas músicas”

Veio de Angola com três anos e cresceu em Algueirão-Mem Martins. Aos 14 anos trocou as brincadeiras de rua por horas fechado em estúdio a “gravar covers”. A primeira atuação foi na escola secundária e “não correu nada bem. Só tinha quatro pessoas a assistir". E quem lhe “roubou” o público foi o amigo de infância, Julinho Ksd. Joaquim Paulo é hoje Ivandro, um dos nomes incontornáveis da música portuguesa. Ouça aqui o novo episódio do Geração 90 com Júlia Palha

Nasceu em julho de 1997 em Angola. Tinha três anos quando veio para Portugal com os pais e os dois irmãos. Instalaram-se em Algueirão-Mem Martins, na Linha de Sintra, onde cresceu.

Os pais eram professores em Benguela e vieram para Portugal à procura de uma vida melhor e com “mais oportunidades” para os filhos.

Matilde Fieschi

Em criança jogava à bola com o amigo de infância, Julinho Ksd, mas aos 14 anos descobriram a música e trocaram a rua pelas horas fechados em estúdio a produzir. “Os primeiros covers que gravei estão em privado no Youtube para um dia mais tarde, se quiser, compilar e usar em músicas”, conta.

O primeiro concerto foi na escola onde estudava em Mem Martins. “Só tinha quatro pessoas a assistir”, culpa da organização e do amigo Julinho KSD, que atuou à mesma hora e “roubou-lhe” a plateia.

Matilde Fieschi

Passou por vários nomes artísticos até chegar a Ivandro. Durante anos andou na estrada a acompanhar o cantor Bispo, em digressões, e foi o amigo de infância que um dia lhe disse: “Tu tens talento”, recorda.

Chegou a entrar na faculdade, no curso de Música e Engenharia do Som, “mas já sabia o que queria fazer da vida”. Os pais não acreditavam que o filho podia “pagar contas” a viver da música, mas sempre o apoiaram. Ofereceram-lhe uma guitarra, um computador e até uma caixa para “abafar o barulho” do quarto, que se transformou num estúdio de música.

Matilde Fieschi

Em 2022 e 2023 foi o artista nacional mais ouvido pelos portugueses no Spotify. “Eu não me expresso nas redes sociais mas meto tudo nas minhas músicas”, desabafa.

Ivandro é o convidado da Júlia Palha no novo episódio do podcast Geração 90. Ouça aqui.

Matilde Fieschi

Depois do cinema, da televisão e da moda, três áreas que Júlia Palha conhece bem, veio um novo desafio: levar a cabo uma série de conversas no formato podcast na SIC Notícias. ‘Geração 90’ surge no seguimento do Geração 70 e do Geração 80, dois podcasts de grande sucesso, da autoria de Bernardo Ferrão e de Francisco Pedro Balsemão.

Júlia Palha abre assim as portas à geração que cresceu com a revolução digital e que vive ansiosa em relação ao futuro. No ‘Geração 90’, fala-se de forma leve do peso que acarretam os sonhos e as expectativas.

Todas as terças-feiras novos episódios.

Siga este podcast em Expresso.pt ou Sicnoticias.pt. Pode também subscrevê-lo, avaliá-lo e enviar comentários na sua plataforma preferida para escuta de podcasts.

Matilde Fieschi

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate