Ribeiro e Castro: “Já tivemos um presidente militar e foi o melhor presidente português”
Governo está a ser vítima de uma cabala? Ribeiro e Castro diz que “é possível”. Antigo Presidente do CDS vem ao Facto Político deixar claro que não vê com bons olhos uma candidatura presidencial de Paulo Portas. Não se alonga na polémica que envolve o governo e afasta as críticas ao Almirante: “Um militar não é um sectário”.
“Não é um assunto agradável”. José Ribeiro e Castro não quer alongar-se na polémica que envolve o Primeiro-Ministro, preferindo esperar pela declaração que está prevista para as oito da noite. Prefere alinhar-se apenas com o governo na tese da cabala: “É possível que seja assim, o governo é sempre um vértice de grandes tensões econômicas e políticas”, mas também defende explicações por parte de Luís Montenegro.
Presidenciais: Há uma grande hostilidade ao Almirante
Na mesma semana em que Assunção Cristas esteve na SIC Notícias para alimentar uma possível candidatura presidencial de Paulo Portas, Ribeiro e Castro vai em sentido contrário: “Se a Assunção quisesse podia-se candidatar, falar sobre outros não me parece muito elegante”. Os atritos com Portas não são novos, Ribeiro e Castro faz as contas e deixa a alfinetada: “Eu apoiei Paulo Portas várias vezes, o inverso é que não é verdadeiro”, dando a entender que este não é o momento para essa candidatura: “Portas teve uma oportunidade de ouro para estrear uma carreira presidencial em 2001, mas afastou-se. Foi fazer uma corrida errada à Câmara de Lisboa”.
Sobre para quem está a guardar o seu voto, prefere não desfazer o tabu: Sobre Portas diz não ser essa a prioridade agora, sobre Gouveia e Melo não recusa, diz apenas que quer manter a sua independência, ao mesmo tempo que desdramatiza o cenário do regresso de um militar a Belém: “Um militar não é um sectário, não é um matumbo, não é uma pessoa tacanha, mas pode desempenhar funções patrióticas e ser uma referência de primeira grandeza”.
Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.