Expresso da Manhã

Há lar e lar, há abrir e fechar. Metade dos lares de idosos são ilegais

Existem menos de três mil estruturas residenciais para idosos em Portugal, segundo os dados oficiais mais recentes. E a Associação do sector estima que existam mais de três mil lares ilegais em todo o país. O ministério da Segurança Social diz que o número está estabilizado, investigadores e associações dizem que está a crescer. Neste episódio, conversamos com a jornalista Helena Bento

A população portuguesa tem envelhecido, as famílias são mais pequenas e há pouca disponibilidade para manter os idosos em casa com cuidadores familiares, muitas vezes os filhos já não residem no mesmo concelho dos pais, às vezes é possível financeiramente contratar ajuda externa outras não e a última solução é colocar os idosos num lar com as devidas condições. Mas aí não há vagas e a alternativa que surge é, muitas vezes, demasiadas vezes, um lar ilegal.

Tiago Pereira Santos

Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jmartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate