Desastres Naturais

Dmitry Kovtun, o assassino trapalhão que espalhou pulónio radioativo na Europa ao serviço de Vladimir Putin (1965-2022)

Kovtun foi o responsável pela morte do ex-espião Alexander Litvinenko mas só o conseguiu matar à terceira tentativa, deixando um rasto de radioatividade Europa fora. Descubra a sua alucinante história neste Desastres Naturais em Podcast assinado por António Araújo

Só alguém suficientemente estúpido e displicente deixaria que dois trapalhões andassem pela Europa numa missão assassina com uma mala carregada de uma substância radioativa. Vladimir Putin deu a ordem, Kovtun e o seu amigo Andrey Lugovoi cumpriram da pior forma possível: o ex-espião Alexander Litvinenko só morreu à terceira tentativa, com um chá carregado de pulónio-210, e após um rasto de radioatividade deixada pelos dois incompetentes em aviões, taxis e restaurantes. Kovtun morreu agora de Covid e o seu amigo Lugovoi é deputado na Duma. Oiça esta história incrível e absolutamente aterradora escrita e narrada por António Araújo.

De morte natural nunca ninguém morreu, dizia Jorge de Sena. Ainda assim, Desastres Naturais fala de mortes alheias, todas as semanas. Uns mais famosos do que outros, estrangeiros e nacionais, todos podem figurar nos obituários feitos por António Araújo. Com uma certeza, porém: só ouve quem estiver vivo. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jlamorim@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate