Desastres Naturais

Letizia Battaglia, a fotógrafa da máfia Siciliana (1935-2022)

Letizia Battaglia sobreviveu a época intensa da atividade mafiosa Siciliana e fotografou tudo o que conseguiu. Oiça a sua história neste Desastres Naturais escrito e narrado por António Araújo .

Um casamento infortuno de 20 anos com ameaças de morte levou Letizia Battaglia a fugir e a encontrar a sua verdadeira vocação, longe da obrigação familiar imposta pelo seu ex-marido. O primeiro corpo que fotografou, no final dos anos 70, deu origem a uma prodigiosa e reconhecida carreira de fotojornalismo dedicada ao submundo da máfia siciliana. As suas cruas e intensas fotografias a preto e branco foram o rosto da violência do crime organizado na Sicilia. Letizia sobreviveu, apesar das ameaças de morte que recebeu durante a carreira, vindo a faleceu pacificamente aos 87 anos no dia 13 de Abril ao lado do seu cão, Pippo.

De morte natural nunca ninguém morreu, dizia Jorge de Sena. Ainda assim, Desastres Naturais fala de mortes alheias, todas as semanas. Uns mais famosos do que outros, estrangeiros e nacionais, todos podem figurar nos obituários feitos por António Araújo. Com uma certeza, porém: só ouve quem estiver vivo. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jlamorim@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate