D. Manuel Clemente: “Espero que o Papa Francisco fique cá mais algum tempo. Há muita coisa que é preciso ser resolvida”
Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão no podcast Deixar o Mundo Melhor, o Cardeal Patriarca fala do seu percurso na Igreja, das Jornadas Mundiais da Juventude que vão acontecer em Portugal em 2023 e da importância do Papa Francisco. “Espero que o Papa Francisco lá se conserte do joelho e que fique cá mais algum tempo connosco, apesar dos 86 à porta. A cabecinha continua muito fresca, muito, muito atenta e há muita coisa que é preciso ser resolvida. Coisas que ele lançou, processos de escuta e discernimento que iniciou e que é bom que continue a acompanhar até ao fim”, defende D. Manuel Clemente
Nasceu em Torres Vedras a 16 de julho de 1948, frequentou boas escolas, matriculou-se na Faculdade de Direito de Lisboa, mas rapidamente percebeu que preferia o curso de História, mudou para a Faculdade de Letras, licenciou-se em História um ano depois de ingressar no Seminário dos Olivais (1973), numa época em que a procura destas instituições de ensino estava em franco declínio.
Manuel José Macário do Nascimento Clemente fez escutismo, trabalhou nas paróquias, foi padre, doutorou-se em Teologia, colaborou com a Rádio Renascença, presidiu à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais (2005 - 2011), o Papa Bento XVI confirmou-o como Bispo do Porto, e agora é o 17.º Cardeal Patriarca de Lisboa.
O homem que (quase) todos conhecem por D. Manuel Clemente procura consensos e fintar as polémicas. Tem fé na "solidariedade", porque “isto tem de chegar para todos” e alerta que as Jornadas da Juventude em 2023 poderão criar problemas de alojamento, porque "em termos logísticos não temos capacidade de alojamento, alimentação e transporte para muito mais" do que um milhão de pessoas.
TIAGO MIRANDA
Francisco Pinto Balsemão lança o podcast “Deixar o Mundo Melhor” para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos sectores da sociedade.
Com música original de Luís Tinoco, a sonoplastia é de Joana Beleza e João Luís Amorim, o vídeo e a edição de José Cedovim Pinto, Carlos Paes e Rúben Tiago Pereira. A transcrição é de Joana Henriques e o apoio à edição de Manuela Goucha Soares. Imagem gráfica de Marco Grieco e produção de Margarida Gil.
“Deixar o Mundo Melhor” pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts. Também pode ler uma versão sintética desta conversa na revista do Expresso de 18 de novembro. Oiça aqui os outros episódios:
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes