Fernando Santos: “O futebol é gerido da mesma forma que as empresas. Monto as equipas e depois um plano de ataque ou de defesa”
Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão no podcast Deixar o Mundo Melhor, o treinador fala sobre o seu percurso profissional, a ligação à hotelaria, a passagem pelos maiores clubes portugueses de futebol (e a sua boa relação com todos os presidentes), a vitória do Europeu em 2016 e o Mundial que aí vem. “O meu treino é essencialmente um treino de conversa”, diz
Nasceu em Lisboa a 10 de outubro de 1954, cresceu na Penha de França e começou a jogar futebol muito cedo, aos 15 anos "já tinha carteira de montador eletricista", inscreveu-se no Instituto Industrial, o 25 de Abril criou condições para acabar com o ensino médio e, Fernando Manuel Fernandes da Costa Santos, acabou licenciado em Eletrónica e Telecomunicações no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
O treinador da Seleção Nacional que em 2016 deu uma alegria coletiva aos portugueses - quando Portugal venceu o Campeonato Europeu de Futebol - está totalmente concentrado no Mundial de 2022, onde a Seleção portuguesa é uma das 32 equipas que participam na competição, e se realiza entre 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar.
O seguro morreu de velho e o treinador avisa que como "o Mundial este ano é em dezembro, as dificuldades são muitas".
NUNO BOTELHO
O presidente da FPF e o selecionador nacional por ocasião da renovação do contrato
Francisco Pinto Balsemão lança o podcast “Deixar o Mundo Melhor” para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos sectores da sociedade.
Com música original de Luís Tinoco, a sonoplastia é de Joana Beleza e João Luís Amorim, o vídeo e a edição de José Cedovim Pinto, Carlos Paes e Rúben Tiago Pereira. A transcrição é de Joana Henriques e o apoio à edição de Manuela Goucha Soares. Imagem gráfica de Marco Grieco e produção de Margarida Gil.
“Deixar o Mundo Melhor” pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts. Também pode ler uma versão sintética desta conversa na revista do Expresso de 11 de novembro. Oiça aqui os outros episódios:
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes