António Horta-Osório sobre o seu “burnout“: “Um erro toda a gente faz mas repetir o erro só faz quem quer”
O banqueiro António Horta-Osório é o convidado de Francisco Pinto Balsemão neste episódio do podcast Deixar o Mundo Melhor. Um dos mais bem cotados gestores da banca internacional, fala sobre as conquistas de uma longa carreira, a sua paixão pelo desporto e sobre o seu “burnout” que o levou a repensar o estilo de vida
Nasceu em Lisboa a 28 de janeiro de 1964 e é um dos gestores mais bem cotados (e bem pagos) no mercado bancário internacional. Como a vida não são só histórias de sucesso e salários milionários, António Horta Osório, fala abertamente do seu “burnout” causado pelo excesso de stress e trabalho que o obrigou a ser internado numa clínica onde fez uma cura de sono. Amante militante da prática desportiva, sobretudo do ténis, acredita que a boa forma física lhe salvou a saúde e a carreira.
Sir António (a Rainha Isabel II nomeou-o cavaleiro, com o título Knight Bachelor em 2021) agradece “os valores do trabalho, do evitar o desperdício, da honra, e do espírito de amizade” que lhe foram transmitidos pelos jesuítas nos onze anos que passou no Colégio São João de Brito. A paixão pelo futebol também vem desse tempo e da influência do padre Alberto, “um fanático por futebol.” Sportinguista convicto, é filho de um campeão de pingue-pongue e neto materno de Carlos Góis Mota, ex-presidente do clube de Alvalade na década de 50. Só aceita novos desafios profissionais depois de consultar a mulher.
NUNO BOTELHO
Francisco Pinto Balsemão lança o podcast ‘Deixar o Mundo Melhor’ para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos setores da sociedade.
Com música original de Luís Tinoco, a sonoplastia é de Joana Beleza e João Luís Amorim, o vídeo e a edição de José Cedovim Pinto, Carlos Paes e Rúben Tiago Pereira. A transcrição é de Joana Henriques e o apoio à edição de Manuela Goucha Soares. Imagem gráfica de Marco Grieco e produção de Margarida Gil.
‘Deixar o Mundo Melhor’ pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts. Também pode ler uma versão sintética desta conversa na revista do Expresso de 17 de junho. Oiça aqui os outros episódios: