Luís Tinoco: “Não há um artista que seja sincero se disser que não existe competição. Até porque os meios e as oportunidades são pequenos”
Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão, no podcast Deixar o Mundo Melhor, o compositor Luís Tinoco fala do seu percurso na música e da tradição familiar - filho e neto de músicos - em que foi criado. "Os artistas criam para se sentirem melhor, porque há qualquer coisa que precisam de pôr cá fora", defende. Ouça o episódio completo
Nasceu em Lisboa a 16 de julho de 1969 e é o maestro deste podcast, o compositor do trecho inicial que abre o Deixar o Mundo Melhor. A música cruzou a vida de Luís Tinoco desde que nasceu apesar deste compositor ter feito uma incursão pelo mundo do cinema, antes de descobrir que a sua verdadeira vocação era a composição e a orquestração. Filho do pianista e arquiteto José Luís Tinoco, começou a estudar piano com a avó paterna - a concertista Maria Carlota Tinoco - discípula de Vianna da Motta. Discreto e criativo, diz que "os artistas criam para se sentirem melhor, porque há qualquer coisa que precisam de pôr cá fora". Gosta do recato dos bastidores e é o rosto da direção artística do Prémio Jovens Músicos, criado há 36 anos pela antiga Emissora da Radiodifusão Portuguesa, agora Antena 2. O seu mais recente disco, "Alepo e Outros Silêncios", é uma metáfora da incerteza do tempo presente.
José Fernandes
Francisco Pinto Balsemão lança o podcast ‘Deixar o Mundo Melhor’ para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos setores da sociedade.
Com música original de Luís Tinoco, a sonoplastia é de Joana Beleza e João Luís Amorim, o vídeo e a edição de José Cedovim Pinto, Carlos Paes e Rúben Tiago Pereira. A transcrição é de Joana Henriques e o apoio à edição de Manuela Goucha Soares. Imagem gráfica de Marco Grieco e produção de Margarida Gil.
‘Deixar o Mundo Melhor’ pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts. Também pode ler uma versão sintética desta conversa na revista do Expresso de 29 de abril. Oiça aqui os outros episódios:
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes