Deixar o Mundo Melhor

Germano de Sousa: “Os maçons salvaram este país muitas vezes de situações terríveis”

Podcast de Francisco Pinto Balsemão com o convidado Germano de Sousa. © Nuno Fox
Podcast de Francisco Pinto Balsemão com o convidado Germano de Sousa. © Nuno Fox

Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão, o fundador do maior laboratório de análises português fala da paixão pela medicina, a oposição ao Estado Novo, a maçonaria e o combate à pandemia da covid-19. “Amo a minha profissão e tentei sempre que ela fosse melhor. Não fui Bastonário para politicamente me armar ao pingarelho”, afirma no segundo episódio do podcast ‘Deixar o Mundo Melhor’

Nasceu na ilha de São Miguel no final da II Guerra Mundial, a 24 de janeiro de 1943, licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, viveu numa república de estudantes, cantou o fado e fez teatro. Foi bastonário da Ordem dos Médicos, fundou o maior laboratório de análises português e recusou vendê-lo a um grupo estrangeiro, é maçon, salvou vidas, trouxe bebés ao mundo e foi parteiro da própria filha. Entrevistado por Francisco Pinto Balsemão, José Germano de Sousa fala da paixão pela profissão, a vida dos estudantes de Coimbra no seu tempo, a oposição ao Estado Novo, o combate à pandemia da covid-19 e a família, lembrando que é preciso entender o mundo para se ser médico. O que fez para deixar o mundo melhor? 

Francisco Pinto Balsemão lança o podcast ‘Deixar o Mundo Melhor’ para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos setores da sociedade.

Com música original de Luís Tinoco, a sonoplastia é de Joana Beleza e João Luís Amorim, o vídeo e a edição de José Cedovim Pinto, Carlos Paes e Rúben Tiago Pereira. A transcrição é de Joana Henriques e o apoio à edição de Manuela Goucha Soares. Imagem gráfica de Marco Grieco e produção de Margarida Gil.

‘Deixar o Mundo Melhor’ pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts. Oiça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate