Deixar o Mundo Melhor

Durão Barroso: “Não pretendo ser canonizado nem beatificado, mas também não me parece justo ser demonizado porque fui para o cargo de presidente da Comissão Europeia”

Durão Barroso: “Não pretendo ser canonizado nem beatificado, mas também não me parece justo ser demonizado porque fui para o cargo de presidente da Comissão Europeia”

Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão, o ex-primeiro ministro faz um balanço da sua vida profissional e pessoal. “São muito mais importantes o amor e a amizade do que a política ou o poder”, afirma Durão Barroso no primeiro episódio do podcast ‘Deixar o Mundo Melhor’

Nasceu a 23 de março de 1956 em Lisboa e, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tornou-se militante do PSD em 1980, na sequência da morte de Francisco Sá Carneiro. Mais tarde foi primeiro-ministro de Portugal, cargo do qual abdicou para assumir a presidência da Comissão Europeia. Atualmente é presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International e presidente da Aliança Global das Vacinas (GAVI). Entrevistado por Francisco Pinto Balsemão, José Manuel Durão Barroso reflete sobre a sua vida profissional enquanto político, gestor e professor universitário. O que fez para deixar o mundo melhor? 

Francisco Pinto Balsemão lança o podcast ‘Deixar o Mundo Melhor’ para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos setores da sociedade.

Com música original de Luís Tinoco, a sonoplastia é de Joana Beleza e João Luís Amorim, o vídeo e a edição de José Cedovim Pinto, Carlos Paes e Rúben Tiago Pereira. A transcrição é de Joana Henriques e o apoio à edição de Manuela Goucha Soares. Imagem gráfica de Marco Grieco e produção de Margarida Gil.

‘Deixar o Mundo Melhor’ pode ser ouvido no site do Expresso e em qualquer plataforma de podcasts. Ao longo de 2022, todas as sextas-feiras sai um novo episódio.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate