A morte de dois imigrantes na Mouraria trouxe para a discussão pública as questões de imigração e de habitação.
Na semana passada e esta falamos e vamos falar muito de habitação. O Governo prepara novas medidas para o Conselho de Ministros desta semana. A habitação tornou-se nos últimos anos um dos maiores problemas sociais e está em preparação uma grande manifestação para 1 de abril sobre o direito à habitação
De imigração temos talvez falado pouco e sempre a reboque das condições de habitação dos imigrantes, seja em Odemira ou na Mouraria. Mas este último caso também veio lançar luz sobre as ideias de Carlos Moedas sobre políticas de imigração. O presidente da Câmara de Lisboa defendeu, em entrevista à Renascença e ao Público, que só possam entram em Portugal imigrantes com contrato de trabalho.
Numa cidade em que muitas funções são desempenhadas por imigrantes, muitos deles em condições de trabalho precárias, a posição de Moedas deixa várias interrogações e valeu-lhe críticas do PS e do resto da esquerda.
Imigração e habitação, mas também altares e Jornadas Mundiais da Juventude. Nesta Comissão Política, damos palco a Carlos Moedas, com os comentários de David Dinis, Vítor Matos e João Diogo Correia. A ilustração é do Carlos Paes e a sonorização é de Salomé Rita e João Martins.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt