Brasileiros, que tal?

Julián Fuks: “Não me parece que a iminência de golpe seja assim tão fatal”

7 setembro 2022 8:00

Apesar dos receios e de “uma ameaça que paira no ar”, Julián Fuks, escritor brasileiro com raízes na Roménia e na Argentina, está otimista quanto ao futuro do Brasil. Diz que “já houve uma inflexão e que o momento mais agudo já passou”, mas há uma semana foi ameaçado de morte pelo que tem escrito. Oiça-o no podcast Brasileiros, Que Tal? da autoria da jornalista Christiana Martins

7 setembro 2022 8:00

Filho de argentinos, Julián Fuks nasceu no Brasil, um país que lhe acolheu a família, em fuga da ditadura militar. Exilados políticos, encontraram em São Paulo um alívio e não a dor com que esperavam ser confrontados. Adaptaram-se de tal forma que o regresso tentado à casa original não se revelou possível e no filho brasileiro, hoje um escritor premiado, ficaram apenas os traços da “seriedade argentina, um tom taciturno”.

Mas Julián Fuks descobriu-se capaz de abraçar uma certa leveza brasileira. Por isso, diz que “o Brasil tem algo de valioso, um encanto". E vai ainda mais longe: "Consegue transformar a gente em algo que a gente não é.”

d.r.

Esta experiência de integração positiva talvez seja a razão para que Julián Fuks desdramatize a relação entre brasileiros e argentinos. “Sempre foi algo de superficial e anedótico, como se não existisse um ódio verdadeiro entre as partes, mas apenas um desejo de rivalizar. Fica no campo de futebol, mas sempre com um sentimento de que nos beneficiaremos todos com alguma aproximação. Estaremos melhor se estivermos todos bem”, defende o escritor.

tiago pereira santos

Apesar das dificuldades de viver numa sociedade polarizada politicamente, uma saída do Brasil e o regresso de Julián Fuks à Argentina nunca se colocou realmente, embora a ideia de partir de um país auto-destrutivo tenha assaltado o escritor.

“Com o recrudescimento da violência e do autoritarismo, fiquei me perguntando se eu seria mais uma geração de migrante por uma razão política”, partilha Fuks, que, até agora, prefere acreditar que um novo Brasil se faz ao caminho.

Num ano de grandes definições no Brasil, ‘Brasileiros, que tal?’ é um podcast da jornalista Christiana Martins com vários brasileiros, gente conhecida lá e cá e outros que têm de ser conhecidos, porque também têm muito a dizer. O que une e separa portugueses e brasileiros e o que temos a contar uns aos outros. Uns dos outros. Um episódio novo todas as semanas, para acompanhar em qualquer app de podcast e em Expresso.pt Oiça aqui outros episódios deste podcast: