Num encontro virtual e à distância, os líderes russo e chinês, Vladimir Putin e Xi Jinping, conversaram mesmo à beira da viragem de 2022 para 2023. Um encontro marcado pelo convite de Putin a Xi para que visite Moscovo ainda durante a Primavera deste ano. E em que o líder russo frisou que as relações entre as duas potências são as “melhores da história”.
Lívia Franco olha para o significado da conversa e, sobretudo, das relações entre a Rússia e a China nesta altura. Uma relação em que “o irmão mais velho” durante muito tempo foi a Rússia mas em que esse papel hoje cabe à China. “A Rússia é muito mais dependente da China do que o inverso”, afirma a investigadora.
Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.
Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.
Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias, que estarão comigo de forma alternada. Oiça aqui mais episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt