Bloco de Leste

Mar Negro: o lugar onde todos querem mandar... e as lutas se estendem dos impérios à atualidade

4 agosto 2022 8:00

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

Situado na zona entre a Europa e a Ásia, este mar, com cinco vezes o tamanho de Portugal, é uma zona estratégica. Banha países como a Turquia, a Geórgia, a Rússia, a Ucrânia ou a Roménia. E é palco de uma intensa luta de poder pelo seu controlo. O que se passa no Mar Negro, afinal, que o torna tão agitado? Uma conversa com Raquel Vaz Pinto

4 agosto 2022 8:00

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Adjunto

O Mar Negro é muito importante para a Rússia (é o seu acesso direto a um mar que não congela), mas também para a Ucrânia, dado que é a sua única zona costeira marítima. Além disso, é também uma zona fundamental para a Turquia, que também tem pretensões de ser uma potência na região (que já dominou no tempo do Império Otomano).

Nesta região, como explica Raquel Vaz Pinto, a investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova, a questão das fronteiras sempre foi uma enorme "confusão". E o Mar Negro não foge a essa regra

Nesta conversa fala-se também da Crimeia, a península que a Rússia anexou à Ucrânia em 2014 e que fica situada junto ao Mar Negro.

As movimentações da guerra e a crise dos cereais são outros assuntos abordados neste programa.

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso. Ouça aqui mais episódios: