Bloco de Leste

Sérvia: com a guerra, “há claramente o risco de um alastramento do conflito à zona dos Balcãs”

O sétimo episódio do podcast Bloco de Leste é dedicado à Sérvia. Este antigo território da Jugoslávia tem uma posição que parece paradoxal. Por um lado, busca entrar na União Europeia (de que ainda não faz parte, ao contrário da Eslovénia e da Croácia), por outro, é um dos países europeus que demonstra maior proximidade com a Rússia, com quem partilha uma aliança histórica. Uma conversa com Liliana Reis, professora da Universidade da Beira Interior e da Universidade Lusófona, onde dirige o curso de Ciência Política e Relações Internacionais
Sérvia: com a guerra, “há claramente o risco de um alastramento do conflito à zona dos Balcãs”

Martim Silva

Diretor-Adjunto

Foi nos Balcãs, em particular no território da antiga Jugoslávia, que ocorreu a mais sangrenta guerra em território europeu depois da II Guerra Mundial. Este ano, a guerra voltou ao solo europeu.

Será a Sérvia um Cavalo de Tróia da Rússia de Putin na Europa?

A investigadora entende que a atual liderança sérvia procura não desguarnecer a longa aliança e proximidade com a Rússia, de quem depende fortemente, ao mesmo tempo que não quer comprometer a sua aproximação com a União Europeia e o seu "caminho europeu". Isto quando hoje os cidadãos sérvios parecem ter uma posição maioritariamente pró-russa, e ser cada vez menos adeptos da adesão à UE.

A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.

Ouça aqui outros episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate