Pedro Siza Vieira: “o Sheik Munir é tão português como Gouveia e Melo e ambos nasceram em Moçambique”
Até à revolução de Abril, o 10 de junho era o Dia da Raça, depois passou a ser o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Em 2008, o 10 de Junho voltou a ser também o dia da raça, num aparente descuido do então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Desta vez, sem equívocos, primeiro Lídia Jorge, depois Marcelo Rebelo de Sousa, vieram deixar claro que, quando muito, somos arraçados dos muitos que nos procuraram e de outros tantos que buscamos. A análise de Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira, no Bloco Central, com moderação de Paulo Baldaia
A ignorância é que faz os nacionalistas confundir pureza com singularidade. Quem não conhece toda a história que nos corre nas veias torna-se violento perante o que julga ser diferente. Foi o que aconteceu também a 10 de Junho na homenagem aos antigos combatentes, com insultos ao Sheik Munir, e à noite no teatro A Barraca com a agressão a um actor. A violência da extrema-direita - verbal e física - faz voltar a pergunta: o que levou ao apagão do relatório sobre a extrema-direita no Relatório Anual de Segurança Interna?
viver um processo de reconstrução, o PS já tem candidato ao lugar de secretário-geral e se quiser candidato à presidência da república. José Luís Carneiro e António José Seguro são antigos aliados, mas nem isso parece gerar grande entusiasmo.
Lá por fora, Donald Trump saiu do buraco negro onde se tinha enfiado com Elon Musk e está agora envolvido num braço-de-ferro com o governador da Califórnia por causa do envio do exército, sem que tivesse havido um pedido do Estado, para acabar com as manifestações contra atitudes prepotentes do ICE, a polícia de imigração. “A Democracia está a ser atacada”, alerta Gavin Newsom.
No Bloco Central, Paulo Baldaia faz a moderação da conversa de Pedro Marques Lopes com Pedro Siza Vieira. A sonoplastia deste episódio é de João Luís Amorim.
Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos e os protagonistas da semana, com moderação de Paulo Baldaia. Quinze anos depois da estreia na TSF, os episódios passam a sair à quinta-feira, dia de Conselho de Ministros, no Expresso. A fechar, e como sempre, o bloco central de interesses, com sugestões para as coisas importantes da vida.