Bloco Central

2025, o ano em que o eixo do movimento de rotação da Terra se chamará Trump

Donald Trump vai regressar à Casa Branca em 2025 e tudo o que ele fizer vai transformar Washington no epicentro de uma revolução global. Oiça a opinião de Pedro Siza Vieira e de Pedro Marques Lopes, com moderação de Paulo Baldaia

2025, o ano em que o eixo do movimento de rotação da Terra se chamará Trump

Pedro Siza Vieira

Advogado, Sócio da PLMJ, Professor da NOVA School of Law

2025, o ano em que o eixo do movimento de rotação da Terra se chamará Trump

Gustavo Carvalho

Sonoplastia

Com o regresso de Trump talvez nada seja como até aqui: nas guerras em curso no Médio Oriente e na Ucrânia; na NATO e na defesa da Europa; na gestão política da União Europeia e no seu alargamento a leste; na globalização, que agora cede caminho a todo o tipo de nacionalismos; nas guerras comerciais entre grandes blocos; no aprofundamento dos BRICS, que reunem em 2025 no Rio de Janeiro; no combate às alterações climáticas e na transição energética.

Espera-se que a tecnologia continue a promover inovações que melhorem a qualidade de vida e impulsionem o desenvolvimento económico, mas os caminhos são difíceis e a Inteligência Artificial também pode ser mal utilizada. Chegamos a 2025 com o mundo carregado de interrogações. Este é o último Bloco Central de 2024, com Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: gcarvalho@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate