As Mulheres Não Existem

Maria Luísa Moreira: “Não vale a pena falarmos de segurança se não falarmos de segurança das mulheres”

Maria Luísa Moreira, Secretária-Geral da WIIS Portugal (Women In International Security), uma organização apartidária que promove a participação das mulheres nas áreas da paz, defesa e segurança internacional, é a convidada de Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira no podcast As Mulheres Não Existem

nuno botelho

Ter “lata” raramente causou dissabores a Maria Luísa Moreira, que aos 24 anos é mestre em Mulheres, Paz e Segurança pela London School of Economics and Political Science (LSE) e licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Essex. “É uma necessidade da nossa geração chegarmo-nos à frente e destacarmos a nossa individualidade num mundo competitivo, onde há cada vez mais gente qualificada e competente.” Destaca da sua vida no Reino Unido, numa fase anterior ao Brexit, que caracteriza como um país em que “a garra e o mérito são reconhecidos” e onde proliferam oportunidades para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Desde Fevereiro deste ano que Maria Luísa Moreira é Secretária-geral da WIIS Portugal, o ramo português da WIIS Global que foi fundado por Ana Gomes durante o seu mandato como deputada no Parlamento Europeu. Tem como missão apresentar possibilidades de resolução para um problema com que instituições como a NATO, tradicionalmente comandadas por homens e pensada para os homens, se debatem: a necessidade de incluir mulheres na sua agenda de segurança internacional, tanto fora, como na própria organização. “Há um trabalho que tem vindo a ser feito e existe uma tentativa de desconstrução de estereótipos, mas à mesa das negociações na guerra na Ucrânia, por exemplo, não vemos mulheres.” Maria Luísa Moreira acrescenta que não vai ser “a última miúda com 24 anos a exigir mudança”, mas alerta para a necessidade de refazer tudo no que toca à segurança internacional, com a necessária e justa inclusão das mulheres.

nuno botelho

Houve ainda espaço para falarmos de Gertrude Bell, uma diplomata improvável, e para aplaudirmos o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa 2021 atribuído pelo Presidente da República a Zarifa Ghafari, antiga Presidente da Câmara de Maidan Shahr, no Afeganistão, pelas suas iniciativas na defesa dos direitos das mulheres. Fechámos com a recomendar a canção “Sidelines”, de Phoebe Bridgers e um artigo sobre a amizade entre duas mulheres, Simone de Beauvoir e Zaza Lacoin.

tiago pereira santos

Todas as semanas, trazemos uma nova convidada para uma conversa exclusiva sobre a sua vida e o percurso profissional - mulheres que são casos individuais e também inspiradores de determinação, curiosidade, inteligência e vontade de arriscar. Vamos também dar a conhecer histórias de mulheres que marcaram a sociedade e foram pioneiras nas suas áreas. Vamos falar das preocupações e reivindicações das mulheres hoje, e das notícias em que as mulheres são protagonistas. E a cada semana vamos trazer novas recomendações de autoras femininas ou em que as mulheres são protagonistas - desde livros, artigos, filmes e exposições a músicas e documentários.

As Mulheres Não Existem é um podcast sobre mulheres para ouvintes de todos os géneros. Pode ouvir e seguir os episódios em todas as plataformas de podcast e no site do Expresso. As Mulheres Não Existem tem o patrocínio do Banco Credibom e piscapisca.pt