Um furo escavado a meio caminho entre duas aldeias pode facilitar o acesso a água a duas comunidades, ou pode complicar as relações entre os seus dois líderes antes de chegar a aliviar as necessidades da população.
A realidade cultural das comunidades que são objeto de iniciativas de desenvolvimento nem sempre é devidamente tida em conta. Cabe aos agentes das agências e instituições internacionais e das organizações não governamentais que trabalham no terreno tentar colmatar as distâncias e fazer que o desenvolvimento internacional não seja um “estranho em casa alheia”.
No complexo universo do desenvolvimento, e para lá das perícias técnicas, há um mundo de conhecimentos fundamentais para o sucesso das iniciativas que é adquirido no terreno e Tiago de Matos Fernandes, o convidado do episódio #46 do África Agora, ajuda a perceber o que está em causa nesta equação em que há tempo e recursos a ganhar… mas também a perder.
Tiago de Matos Fernandes é advogado e consultor na área do Desenvolvimento Internacional. Anda há 25 anos a trabalhar em mais de 40 países de cinco continentes, incluindo 28 da África subsariana. Colabora com organizações não-governamentais portuguesas e é especialista nos procedimentos financeiros e contratuais das ações externas da União Europeia.
O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e contou com a edição multimédia de João Luís Amorim.
Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, também da secção Internacional do Expresso, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.
Oiça aqui mais episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes