África Agora

Funaná e Fela Kuti: África na diáspora global está toda na música

5 setembro 2022 17:35

Cristina Peres

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

A Festa do Funaná e Felabration, a Festa de Fela Kuti vão tomar a programação do Centro Cultural do Mindelo no mês de setembro. Música e músicos contribuem para devolver o arquipélago à sua origem continental ao mesmo tempo que contribuem para “descolonizar o corpo e da alma.” Oiça o podcast África Agora de Cristina Peres com a participação de António Tavares

5 setembro 2022 17:35

Cristina Peres

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

O Centro Cultural do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, vai ser neste mês de setembro um pólo de encontro de música e de músicos. A Festa do Funaná e Felabration, a Festa de Fela Kuti celebrado pelo Funaná.

António Tavares, coreógrafo e bailarino, diretor e programador do Centro Cultural do Mindelo, é o convidado do episódio #45 do África Agora no reinício desta temporada.

Uma conversa sobre cultura enquanto meio privilegiado de unir pessoas levando-as a olhar para aquilo que as aproxima, reconhecendo territórios comuns, e ultrapassando as divisões políticas que a condição geográfica acentua.

A música e a dança unem e aproximam. E esclarecem? E que papel devem ter as entidades públicas e privadas neste fórum?

O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e tem edição multimédia de João Luís Amorim.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, também da secção Internacional do Expresso, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.