África Agora

Subida do nível do mar assusta São Tomé e Príncipe: “Há áreas muito vulneráveis nas zonas costeiras”

A floresta de São Tomé e Príncipe absorve todo o carbono que produz, mas o país pertence ao grupo de Estados vulneráveis que já estão a sofrer com as alterações climáticas, sobretudo no que diz respeito à subida do nível do mar. “Precisamos de mais pessoas que se identifiquem com a Greta [Thunberg]” diz Sulisa Quaresma, técnica do ministério do Ambiente de São Tomé e Príncipe, em entrevista ao África Agora, o podcast de assuntos africanos do Expresso

Subida do nível do mar assusta São Tomé e Príncipe: “Há áreas muito vulneráveis nas zonas costeiras”

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

A Cimeira do Clima das Nações Unidas de Glasgow, a COP 26, fez da emergência climática um tema diário durante duas semanas em praticamente todo o mundo, porém, passada a festa e a contestação dos que alertaram para a emergência e protestaram contra a inação dos políticos, o que muda realmente no quotidiano dos países?

Sulisa Quaresma é técnica superior do ministério do Ambiente de S. Tomé e Príncipe, país que cumpre todas as exigências, mas não se livra das consequências da mudança do clima.

Água, resíduos, florestas, alterações climáticas e erosão dos solos são áreas a exigir que se despertem as consciências,se crie, estratégias e se planifique trabalho de adaptação a décadas de distância.

O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres e contou com a edição multimédia de João Luís Amorim.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate