África Agora

#11 Terrorismo em Moçambique: "Nenhum de nós pode hoje enfrentar sozinho esta ameaça", afirma Augusto Santos Silva

Meio milhão de deslocados internos e milhares de mortos, Moçambique pediu apoio internacional para combater os insurgentes na província de Cabo Delgado. No âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal visitou Maputo enquanto enviado do Alto Representante da UE para Assuntos Externos e Política de Segurança. Augusto Santos Silva fala sobre os resultados dos encontros de Maputo

#11 Terrorismo em Moçambique: "Nenhum de nós pode hoje enfrentar sozinho esta ameaça", afirma Augusto Santos Silva

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal visitou Maputo a pedido do Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos e Política de Defesa, Josep Borrell numa missão de avaliação de apoio ao combate ao terrorismo.

Travar a ameaça dos insurgentes no país e na região cortando as suas ligações ao tráfico de seres humanos e à pirataria marítima é uma operação complexa, que implica a colaboração com as autoridades dos países vizinhos e organizações regionais. O treino de militares e o investimento em desenvolvimento são duas das faces múltiplas faces do investimentos da União Europeia em Moçambique.

Augusto Santos Silva é o convidado do podcast "África Agora", da autoria da jornalista Cristina Peres, com imagem gráfica criada pelo diretor de Arte do Expresso, Marco Grieco, e que contou com a edição multimédia de Rúben Tiago Pereira.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate