África Agora

“Ardem três ou quatro aldeias por noite e raptam meninas e rapazes”. Como se pode combater o terrorismo no norte de Moçambique?

Desde 2017 que a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, está a ferro e fogo com os ataques dos grupos afiliados com o autodenominado Estado Islâmico. A ação das forças de segurança é por vezes contraditória e a população afetada está muitas vezes entregue a si própria. A convidada deste episódio do podcast 'África Agora', inteiramente dedicado a assuntos africanos, é Zenaida Machado, investigadora para Angola e Moçambique da Divisão África da Human Rights Watch, a organização de defesa dos direitos humanos global com sede em Nova Iorque

“Ardem três ou quatro aldeias por noite e raptam meninas e rapazes”. Como se pode combater o terrorismo no norte de Moçambique?

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

As vítimas dos ataques dos insurgentes no norte de Moçambique deveriam poder contar com proteção, seja ela do exército nacional, seja de forças a ele associadas. Os ataques no território nos meses de março, junho e outubro deste ano fizeram vítimas civis e obrigaram a restante população a fugir. Grupos humanitários tiveram de abandonar Mocímboa da Praia por questões de segurança.

Zenaida Machado, a investigadora para Angola e Moçambique da Divisão África da Human Rights Watch, a organização de defesa dos direitos humanos global com sede em Nova Iorque, atualiza-nos sobre esta situação que obriga cidadãos moçambicanos a conviver com a morte e a destruição. Machado fala também de como Moçambique está, ou não, a agir de forma realista articulando-se com ajuda internacional temos connosco Antes de se juntar à Human Rights Watch, Zenaida Machado trabalhou 15 anos como produtora e jornalista multimédia em meios de comunicação social como a BBC em língua portuguesa, a Focus on Africa e a rádio Moçambique, cobrindo Angola e Moçambique.

O podcast “África Agora” é da autoria da jornalista Cristina Peres, com imagem gráfica criada pelo diretor de Arte do Expresso, Marco Grieco, e contou com a edição técnica de Rúben Tiago Pereira.

Tal como acontece com “O Mundo a Seus Pés”, o podcast “África Agora” aborda as grandes questões e as mega tendências de interesse global, voltando a análise para o futuro. “África Agora” é um podcast quinzenal e pode ser ouvido no site do Expresso, em Apple Podcasts, Soundcloud, Spotify ou qualquer outra plataforma de podcasts.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate