A Próxima Vaga

“Nas eleições da Eslováquia circulou pelo Whatsapp um áudio falso do candidato em 1.º lugar e muita gente acreditou. Isto pode acontecer cá”

A aplicação de inteligência artificial levanta grandes questões éticas sobre o papel do jornalista e o desafio de sobreviver na era dos algoritmos. Um dos maiores riscos é a proliferação de conteúdos falsos e a dificuldade de verificar a origem dos mesmos. Em período eleitoral, a questão dos 'deepfakes' é ainda mais presente. Oiça aqui o sétimo episódio do podcast A Próxima Vaga, com a professora catedrática Isabel Trancoso e o diretor de informação Ricardo Costa, num debate moderado por Francisco Pinto Balsemão

A inteligência artificial já está incorporada em várias das ferramentas utilizadas hoje pelos jornalistas, mas o uso desta tecnologia pode vir a expandir rapidamente - como já está a acontecer em algumas redações - com a criação de notícias simples, a análise de grandes quantidades de dados e a personalização de entrega de conteúdos. Muitos orgãos de comunicação social já estão a usar a inteligência artificial (IA), tanto na transcrição e tradução de entrevistas como na criação de notícias simples e objetivas com o uso de dados estatísticos.

Nuno Fox

A IA tem uma enorme capacidade para analisar grandes volumes de dados e, nesse sentido, pode ajudar a acelerar o processo de produção de notícias, permitindo que os jornalistas acedam a informações relevantes mais rapidamente, realizem análises de dados complexas com mais eficiência e venham até a personalizar a entrega de notícias aos leitores com base nos seus interesses e preferências.

Nuno Fox

Mas nesta era dos algoritmos, são várias as questões éticas que se levantam: como podemos garantir a transparência e a responsabilidade no uso da IA no jornalismo? Como é que a IA pode ajudar na verificação de factos e na detecção de notícias falsas? E até que ponto a IA pode substituir os jornalistas humanos na produção de notícias?

Nuno Fox

Para responder a estas e outras perguntas, foram convidados Isabel Trancoso, professora catedrática do Técnico, especialista em 'processamento da língua natural', e Ricardo Costa, diretor-geral de Informação da Impresa (Expresso e SIC). Oiça aqui o sétimo episódio do podcast A Próxima Vaga, com moderação de Francisco Pinto Balsemão.

Nuno Fox

Oiça aqui o sétimo episódio do podcast A Próxima Vaga, dedicado ao impacto da IA no Jornalismo.

Mário Henriques

Francisco Pinto Balsemão apresenta uma série de debates sobre o impacto atual e futuro da Inteligência Artificial (IA) em diversas áreas da nossa vida em sociedade. Da geopolítica à segurança nacional, da medicina ao ensino, da arte à religião, como é que a tecnologia está a moldar o século XXI? ‘A Próxima Vaga’ é um podcast semanal, com novo episódio todas as sextas-feiras.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jbeleza@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate