Luís Bettencourt: “A internet devia tornar-se mais como uma cidade: com espaço público, regras claras e bem comum”
Neste episódio do 45 Graus, José Maria Pimentel conversa com Luís Bettencourt, um dos principais especialistas mundiais em sistemas complexos. Professor na Universidade de Chicago e investigador no Santa Fe Institute, a referência global nesta área, Bettencourt explica como os mesmos modelos matemáticos permitem estudar fenómenos tão distintos como o cérebro humano, a internet, ecossistemas e até cidades
Licenciado em Engenharia Física pelo Técnico e doutorado em Física Teórica pelo Imperial College London, Bettencourt dedicou-se à investigação interdisciplinar, destacando-se na chamada “ciência das cidades”. Nesta conversa, parte-se do conceito de sistemas complexos, compostos por múltiplas unidades interativas que dão origem a comportamentos coletivos inesperados, para compreender melhor a dinâmica urbana.
O episódio centra-se nas cidades como sistemas particularmente complexos e cruciais para o progresso social. Discutem-se as chamadas “leis de escala” que mostram como variáveis como riqueza, inovação ou criminalidade crescem sistematicamente com a dimensão populacional. Bettencourt mostra como estes padrões transcendem fronteiras culturais e geográficas e traz implicações diretas para o planeamento urbano e as políticas públicas.
A conversa aborda também os desafios urbanos contemporâneos, desde a habitação à mobilidade, e faz um paralelismo entre o funcionamento das cidades e o das redes sociais. Um episódio para quem quer perceber melhor a ciência por detrás da vida em sociedade e como ela pode ser usada para melhorar o futuro das nossas cidades.
Tiago Pereira Santos
O 45 Graus é um podcast para saber mais e pensar criticamente. José Maria Pimentel - economista, professor universitário e curioso por natureza - conversa sobre os grandes temas (e não só) com especialistas e pessoas cujas ideias vale a pena ouvir. São conversas sem pressa, às vezes profundas, mas sempre descontraídas. Novos episódios a cada duas semanas, sempre à quarta-feira.