Turquia. “O desfecho da guerra vai influenciar Erdogan. Se a Rússia ganhar, vai afastar-se cada vez mais da NATO”
O quinto episódio do podcast Bloco de Leste é dedicado à Turquia, o país que é da NATO e um aliado do Ocidente... mas que não é bem do Ocidente. Que é muçulmano e quis entrar na UE. E que tenta jogar nos dois lados do tabuleiro, procurando sair vitorioso qualquer que seja o desfecho deste conflito a Leste. Uma conversa com o jornalista e correspondente do Expresso José Pedro Tavares
Para nos ajudar a perceber a situação na Turquia contamos com José Pedro Tavares. Ele é correspondente do Expresso no país, um dos poucos jornalistas nacionais que relatam a partir daquela zona do globo. É também um rosto habitual na SIC e SIC Notícias quando se fala da Turquia. Biólogo, com carreira na área da conservação da natureza, e a viver na Turquia há 20 anos, é um profundo conhecedor da cultura, sociedade e política turcas, e escreve para o Expresso desde essa altura.
Nesta conversa, explica melhor as ambições de Erdogan, que quer uma Turquia como potência islâmica que pode jogar sozinha no tabuleiro internacional, e o seu posicionamento neste conflito, em que apoio a Ucrânia mas se recursou a sancionar a Rússia.
A guerra é na Ucrânia, mas os efeitos fazem sentir-se em muitos outros países. O novo podcast do Expresso olha para Leste: da Polónia ao Cazaquistão, do Báltico à China. Todas as semanas um episódio dedicado a um país. Bloco de Leste é um projeto de Martim Silva, diretor-adjunto do Expresso.