CP: prioridade continua a ser comprar comboios novos e recuperar comboios velhos
Financiamento da compra de material circulante será feita através do Fundo Ambiental e fundos europeus, segundo a proposta de orçamento do Estado para 2022
Financiamento da compra de material circulante será feita através do Fundo Ambiental e fundos europeus, segundo a proposta de orçamento do Estado para 2022
Editor-adjunto de Economia
O Governo define, na proposta de Orçamento do Estado para 2022, como prioridade para a CP a aquisição de material circulante novo e a recuperação e modernização de comboios.
A compra de comboios passará pelos concursos já anunciados: “Terá início a execução do contrato estabelecido entre a CP e a Stadler para o fornecimento de 22 automotoras (12 automotoras bimodo e dez elétricas) para serviço regional”, explica o Governo. A CP irá ainda lançar um concurso para a aquisição de 117 novas automotoras, para os serviços urbanos de Lisboa e do Porto (62) e para os serviços regionais (55), que “será financiada por verbas do Fundo Ambiental e por fundos europeus a estabelecer no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027”.
“Mantém-se, por outro lado, a necessidade de continuar a aumentar a capacidade instalada de manutenção de material circulante na CP”, refere o governo. E está previsto concluir o Plano de Recuperação de Material Circulante, com a reabilitação de 47 carruagens compradas à espanhola Renfe, “incluindo 33 carruagens Arco e 14 de outros tipos; a remotorização e modernização de 19 unidades duplas Diesel da Série 0450 e modernização de 102 carruagens Corail e Sorefame do serviço Intercidades”.
O governo lembra que há grandes operações de manutenção a aproximar-se, tal como a revisão de meia vida das 34 automotoras da série 3400, que fazem os serviços urbanos do Porto, a iniciar já em 2021 e a grande revisão das 55 unidades da série 2240.
“Será ainda necessário avaliar o aumento das necessidades de manutenção permanentes, tanto da CP quanto do Metro do Porto, já que ambas irão aumentar a dimensão dos seus parques de material circulante ao longo dos próximos anos”, pode ler-se na proposta de OE, onde está também em destaque a entrada em funcionamento pleno do Centro de Competências Ferroviário, que terá sede no parque oficinal de Guifões, em estreita ligação com a atividade industrial ali existente.
A prioridade nas infraestruturas em 2022 será essencialmente na requalificação e modernização da rede ferroviária nacional, alicerçada no Programa de Investimentos Ferrovia 2020. E entre elas, destaca o governo na proposta de OE para 2022, estão a modernização da Linha da Beira Alta, a construção da nova Linha do Alentejo, que liga Évora a Elvas, a modernização da Linha do Norte, entre Ovar e Gaia, a modernização da Linha de Sines, a modernização da Linha de Cascais e a eletrificação das Linhas do Oeste e do Algarve.
As obras terão uma forte componente de cofinanciamento europeu, através do Portugal 2020 e de outros mecanismos e instrumentos europeus, como o Mecanismo Interligar a Europa. Será também dada continuidade à execução dos projetos incluídos no Programa Nacional de Investimentos 2030, tendo como objetivo assegurar o atempado desenvolvimento e cumprimento dos compromissos relativos aos planos de investimento em infraestruturas de transportes, programados para a década 2020-2030.
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