OE 2021: Plano Ferroviário Nacional propõe ligação entre todas as capitais de distrito
Estratégia a apresentar pelo Governo à Assembleia da República deve assegurar a ligação a todas as capitais de distrito
Estratégia a apresentar pelo Governo à Assembleia da República deve assegurar a ligação a todas as capitais de distrito
jornalista
O Governo promete elaborar e apresentar à Assembleia da República um Plano Ferroviário Nacional durante o ano de 2021 que se traduza em princípios de sustentabilidade e que assente num modelo em rede, que inclua linhas, ramais e trajetos interligados.
A promessa consta da versão preliminar da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021, a que o Expresso teve acesso.
O Plano Ferroviário Nacional deverá definir as linhas ferroviárias vocacionadas para serviços de passageiros de âmbito nacional, metropolitano e regional. Também deverá assegurar as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias. E ainda o transporte de mercadorias e a sua integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas e as ligações portuárias e aeroportuárias.
O Plano Ferroviário Nacional deve ainda assegurar a ligação a todas as capitais de distrito, definir uma hierarquização da rede e identificar as linhas ferroviárias com elevado potencial de desenvolvimento turístico.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: economia@expresso.impresa.pt