Exclusivo

Opinião

Pelo amor de Trump

Pelo amor de Trump

Ian Buruma

Escritor, a sua obra mais recente é "Spinoza: Freedom’s Messiah" (Yale University Press, 2024)

DeSantis não está a conseguir ultrapassar Trump pela direita. Chris Christie, um político um pouco mais apelativo, teve ainda menos êxito

Não deveria fazer sentido. Donald Trump acabou de ser acusado em quatro processos penais, nomeadamente de fraude aos Estados Unidos e de conspiração para privar os americanos dos seus direitos eleitorais. Trump também enfrenta 40 acusações, que incluem violações da Lei da Espionagem, num tribunal federal da Florida e 34 processos judiciais em Nova Iorque relacionados com a ocultação de um escândalo sexual. Apesar de tudo isto, a posição privilegiada de Trump para ser escolhido como o próximo candidato republicano à presidência aparenta ser invulnerável. Segundo uma sondagem recente, está 37 pontos percentuais à frente do seu rival mais próximo, Ron DeSantis, o governador da Florida.

Que o antigo Presidente possa acabar na prisão não parece preocupar minimamente os seus apoiantes. Zero por cento dos seus apoiantes mais radicais pensa que ele tenha feito algo de errado, o que é estranho. Ainda mais estranho é que 43% dos republicanos tenham sobre ele uma opinião “muito favorável”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate